O planejamento estratégico em empresas privadas brasileiras:
uma revisão bibliográfica atualizada
Palavras-chave:
Ferramentas de Gestão, Matriz SWOT, Planejamento EstratégicoResumo
O mundo empresarial está cada dia mais competitivo, levando empresas de todos os portes a buscar ferramentas de gestão adequadas para um planejamento estratégico eficaz. O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial das organizações, potencializando resultados, aumentando a competitividade e fortalecendo a tomada de decisão. O presente artigo objetiva mapear, por meio de revisão bibliográfica sistemática, estudos de caso recentes que abordem a implementação do planejamento estratégico em diferentes empresas do mercado brasileiro. Evidencia também a utilização de clássicas ferramentas de gestão como a Matriz SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades),Threats (Ameaças) como elemento fundamental para o sucesso das empresas analisadas. Foram encontrados 4.290 artigos, ordenados por relevância, utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico. Dentre eles, foram analisados os 100 mais relevantes, dos quais 11 foram selecionados por atenderem os requisitos estabelecidos: formato textual de artigo, metodologia de pesquisa de estudo de caso e objeto da pesquisa, que envolve a implementação do planejamento estratégico em empresa privada brasileira. Foi observado um amplo número de publicações sobre o tema, evidenciando sua relevância e atualidade. Como conclusão, observou-se que a utilização combinada de ferramentas de gestão foi essencial para a condução estratégica das empresas estudadas, abrangendo desde o diagnóstico até a
intervenção. Percebe-se também que o planejamento estratégico é ferramenta difundida em empresas de todos os portes, compreendendo-se, portanto, sua relevância em qualquer contexto organizacional. Por fim, verificou-se que a Matriz SWOT segue consolidada como a principal ferramenta utilizada, estando presente em 90,9% dos trabalhos analisados.