Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
    Para artigos originais e inéditos, adotando o Templete oficial da revista.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word,A4 210 x 290 mm;.
  • Só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.
    Deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações (Tabelas e Figuras), que são limitadas a 5 (cinco), sempre que possível.
  • Enviar o Anexo I obrigatoriamente com a submissão.

Diretrizes para Autores

Resumo – O presente documento descreve o formato, bem como, as normas a serem utilizadas na confecção do artigo para publicação na Revista Científica do Tocantins, a qual aceita submissões em português, espanhol e inglês, seguindo as normas para publicação e que não foram submetidos/publicados em outra revista e/ou meio de divulgação, conforme declarado pelos autores. Os elementos do artigo devem ser feitos da seguinte forma: Em português: Título; autoria; endereços institucionais e eletrônicos; Resumo; Palavras-chave; Título em inglês; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Agradecimentos; Referências; Tabelas e Figuras. Artigos em inglês: Title, autorship; institutional addresses and e-mail addresses; Abstract; Keywords; Título em português; Resumo; Palavras-chave; Introduction; Material and Methods; Results and Dicussion; Conclusion; Acknowledgements; References; Tables and Figures. Artigos em espanhol: Título; paternidade literária; direcciones institucionales y de correo electrónico; Resumen; Palabras clave; Title; Abstract; Keywords; Introducción; Material y Métodos; Resultados y Discusión; Conclusión; Gracias; Referencias; Cuadros e Figuras. O artigo deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações (Tabelas e Figuras), que são limitadas a 5 (cinco), sempre que possível. O Título, o Resumo e as Palavras-chave devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol; e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês. O Resumo deve conter no mínimo 100 (cem) palavras e máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, com fonte Arial, em corpo 10, justificado, com espaçamento simples entre as linhas, em parágrafo único, incluindo preposições, números, artigos e conjunções. O Resumo deve ser elaborado com frases curtas, sem citações bibliográficas, sem abreviaturas e conter o objetivo, material e métodos, resultados e conclusão. O termo Resumo deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, em negrito, e separada do texto por travessão. O final do texto deve conter a principal conclusão, com o verbo no presente do indicativo. Deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028.

Palavras-chave: Registrar de 3 a 5 palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave. Deve ser digitado em fonte Arial 10 sem negrito e alinhamento justificado e na cor preta.

Título da nota técnica em espanhol ou inglês, em caso de notas técnicas em português

Abstract – Em espanhol ou inglês, no caso de notas técnicas em português.

Keywords: Em espanhol ou inglês, no caso de notas técnicas em português.

Organização dos manuscritos

Digitação: o texto do artigo deve ser elaborado em programa Microsoft Word, digitado em tamanho A4 210 x 290 mm, a fonte, Arial, estilo normal, tamanho 12 e espaçamento simples para todo o artigo, o parágrafo recuado a 1 cm. As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10. Os números de páginas devem ser registrados na margem inferior, à direita. Os gráficos, em programas compatíveis com os programas Microsoft Excel; e formato de imagens – Figuras (GIF) e Fotos (JPEG).

Título: a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, com exceção de nomes próprios, figurados na página de abertura separados por dois pontos, centralizados na página. O título e o subtítulo (se houver) devem ser na fonte 14, estar em negrito, e conter, no máximo, 15 (quinze) palavras. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título, ou seja, o nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário e deverá aparecer nas palavras-chave, resumo e demais seções. Nos títulos das demais seções (resumo, abstract, introdução, etc.), somente a primeira letra deve ser maiúscula, estar em negrito e justificado à esquerda.

Autores: só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo, com nomes completos (sem abreviaturas), iniciais maiúsculas, um após o outro, em linhas distintas. O sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, entre parênteses, correspondente à chamada de endereço de cada autor. A nota de rodapé da primeira página, deve-se indicar para cada autor: afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, país) e e-mail do autor correspondente. No momento da submissão deverão ser encaminhadas 2 (duas) versões do artigo: a primeira para versão de avaliação deverá omitir os nomes dos autores e a nota de rodapé; e a segunda deverá ser enviada com todos os dados dos autores e nota de rodapé.

Introdução

A palavra “Introdução” deve ser grafada com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas, estar em negrito e justificada à esquerda. Ela deve esclarecer o problema abordado ou a(s) hipótese(s) do trabalho, no máximo em duas páginas, com citações bibliográficas específicas e atualizadas, sendo o último parágrafo com a indicação do objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo. As citações e notas devem ser conforme a ABNT NBR 1052010520 (utilizando a atualização de 2023).

Material e Métodos

O “Material e Métodos” deve estar alinhada à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, com exceção das letras iniciais. O conteúdo deve ser organizado em ordem cronológica. Deve apresentar a área de estudo, a data e o delineamento experimental, além de informações necessárias para a percepção dos resultados e para a repetição do trabalho por qualquer outro pesquisador. Evitar detalhamentos de técnicas de uso corrente. O uso de subtítulos, quando indispensável, deverá ser grafado em negrito, com letras minúsculas, com exceção da letra inicial, na margem esquerda da página.

Resultados e Discussão

Os “Resultados e Discussão” deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, com exceção da letra inicial, na margem esquerda da página. Deve apresentar resultados coerentes dos dados da pesquisa. Todos os dados apresentados em Tabelas e/ou Figuras devem ser discutidos, não sendo repetidos no corpo do texto, apenas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.  As ilustrações devem ser precedidas de sua palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, deve-se indicar obrigatoriamente a fonte consultada, mesmo sendo de própria autoria, conforme a ABNT NBR 10520. As tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conclusão

Somente a primeira letra da palavra “Conclusão” deve ser maiúscula, grafada em negrito e alinhada à esquerda. A conclusão deve ser concisa e coerente com os objetivos e com os dados apresentados no presente trabalho.

Referências

Devem ser conforme a ABNT NBR 6023. As “Referências” devem estar alinhadas à esquerda, em negrito, grafada em letras minúsculas, com excecão a letra inicial. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 50% (cinquenta por cento) das referências devem ser dos últimos 5 (cinco) anos e devem contemplar artigos de periódicos.

Modelos de referências (NBR 6023/2018):

Até três autores

VAZZOLER, A.E.A.M. Biologia da reprodução de peixes teleósteos: teoria e prática. Maringá: EDUEM, 1996.

Mais de três autores

ROSTAGNO, H.S. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 2.ed. Viçosa: UFV, Departamento de Zootecnia, 2005.

Parte de monografia (capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra).

BEDORE, A.G. Características e criopreservação do sêmen de pacu-caranha, Piaractus mesopotamicus e de piracanjuba, Brycon orbignyanus. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Biológicas, Belo Horizonte, MG, p. 53. 1999.

Documentos em meio eletrônico (on-line).

MICHEREFF FILHO, M. et al. Guia de identificação para pragas do tomateiro. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2019. Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1124115/guia-de-identificacao-para-pragas-do-tomateiro Acesso em: 22 out. 2021.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica

GARUTTI, V.; BRITSKI, H.A. Descrição de uma espécie nova de Astyanax (Teleostei: Characidae) da bacia do alto Rio Paraná e considerações sobre as demais espécies do gênero na bacia. Comun. Mus. Ciênc. Tecnol. Porto Alegre: PUCRS. Série Zoologia. 13, 65–88. 2000.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico

MACHADO, C. Medicina digital democratiza saúde preventiva nas empresas. Medicina S/A, out. 2021. Disponível em: https://medicinasa.com.br/medicina-digital-empresas/ Acesso em: 22 out. 2021.

Evento no todo em meio eletrônico

CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 31., 2018, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: Riocentro, 2018. Disponível em: http://www.inscrevaseja.com.br/cbcpd2018/anais/?secao=trabalho. Acesso em: 22 out. 2021.

Legislação em meio eletrônico

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Agradecimentos

É opcional. O texto deve ser sucinto e aprovado pelo periódico. Os “Agradecimentos” deve ser grafado em negrito, com letras minúsculas, com exceção da letra inicial, na margem esquerda da página.

Artigos

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, adotando o Templete oficial da revista.

A autoria principal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.
  1. Idiomas: os autores podem encaminhar artigos redigidos em Português, Inglês e
  2. Tipo de arquivo: são admitido somente arquivos com extensões .DOC e DOCX, observadas as normas de publicação da Revista Científica do Tocantins. Será enviado na plataforma da revista 2 arquivos sendo um indentificado e outro sem indentificação. Somente serão aceitos trabalhos dentro dotemplate oficial da Revista.
  3. Requisitos para o(s) autor(es): a Revista Científica do Tocantins, para esta edição especial, só admite artigos de autores graduandos do ITPAC Porto (qualquer curso superior), acompanhado de seu respectivo orientador e coorientador. Após o envio, do artigo, NÃO poderá ser modificado nem será possível haver inclusão/exclusão de autor(es).
  4. Fomento: O autor deve informar à Revista Científica do Tocantins qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho É opcional informar nos agradecimentos do artigo científico o financiamento da pesquisa.

Estudo de Caso

As pesquisas que necessitam de aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) devem trazer o número de protocolo de aprovação (CAAE) e o Comitê a que foi submetido. O parecer do CEP deve ser enviado na forma de documento suplementar no momento da submissão. O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.