Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
    Para artigos originais e inéditos, adotando o Template oficial, na sua versão identificada e na versão não identificada da revista.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de Arial tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para os Autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, A4 (210 x 290 mm).
  • Só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.
    Deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações (Tabelas e Figuras), que são limitadas a 5 (cinco), sempre que possível.
  • Enviar, obrigatoriamente, o Anexo I com a submissão.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, não estando atualmente sob avaliação por outra revista. O artigo deve seguir o modelo oficial da revista para garantir a conformidade com nossos padrões de publicação;
  • Onde disponível, as URLs para as referências foram fornecidas;
  • O texto está em espaço 1,15 cm; usa uma fonte de Arial tamanho 12; emprega itálico para nomes científicos e em língua estrangeira; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, A4 (210 x 290 mm);
  • Só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo. Em caso de um maior número de autores, será necessário justificar, quando solicitado pelos revisores, o motivo;
  • Deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações (Tabelas e Figuras), que são limitadas a 5 (cinco), sempre que possível. Em caso de um maior número de páginas ou ilustrações, será necessário justificar, quando solicitado pelos revisores, o motivo;
  • Enviar o Anexo I obrigatoriamente com a submissão.

Diretrizes para Autores

Informações gerais

Texto: o artigo deve ser elaborado em programa Microsoft Word, digitado em tamanho A4 (210 x 290 mm), fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,15 para todo o artigo, com parágrafo recuado a 1 cm. As margens devem ser: superior de 1 cm e esquerda, direita e inferior de 2 cm. As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10. Os números de páginas devem ser registrados na margem inferior, à direita. Os gráficos, em programas compatíveis com os programas Microsoft Excel; e formato de imagens – Figuras (GIF) e Fotos (JPEG).

Tipos de produção científica: serão aceitos, somente, artigos originais e relato de caso.

Aspectos éticos: as pesquisas que necessitam de aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) devem trazer o número de protocolo de aprovação (CAAE) e o Comitê a que foi submetido. O parecer do CEP deve ser enviado na forma de documento suplementar no momento da submissão. O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Tópicos: o artigo deverá conter, obrigatoriamente, os tópicos na ordem que segue: título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências. Todos os tópicos devem ser escritos com a letra inicial em maiúsculo, negrito e alinhado a margem esquerda.

Autores: só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo, com nomes completos (sem abreviaturas), iniciais maiúsculas, um após o outro. O sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à chamada de afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, país) de cada autor. O autor correspondente dever ser indicado com o asterisco (*) em frente ao nome e deve haver a indicação do e-mail.

Submissão: no momento da submissão deverão ser encaminhadas 2 (duas) versões do artigo: a primeira para versão de avaliação deverá omitir os nomes dos autores e a nota de rodapé; e a segunda deverá ser enviada com todos os dados dos autores e nota de rodapé. Nos dois casos, os autores deverão utilizar, obrigatoriamente, os modelos disponibilizados.

Carta resposta: após a avaliação, caso o artigo seja considerado potencialmente publicável mediante as correções sugeridas pelos revisores, é necessário submetê-lo com as correções realizadas, acompanhado de uma carta resposta. Nessa carta, devem ser indicadas, ponto a ponto, todas as alterações efetuadas no texto. O modelo da carta resposta está disponível na página da revista.

Organização do manuscrito

Título: o título e o subtítulo (se houver) devem ser na fonte 14, estar em negrito, centralizado e conter, no máximo, 20 (quinze) palavras. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título, ou seja, o nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário.

Resumo: o resumo deve ter entre 200 (duzentas) e 400 (quatrocentas) palavras, com fonte Arial, tamanho 10, justificado e com espaçamento de 1,15 cm entre as linhas, em parágrafo único. Deve ser redigido sem citações bibliográficas e sem abreviações, e deve abranger, de forma concisa, os seguintes elementos: introdução, objetivo, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. Embora o resumo não deva ser apresentado em tópicos, todos esses elementos devem estar presentes no texto.

Palavras-chave: registrar de 3 a 5 palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas entre pelo símbolo “ponto” conforme utilizado no modelo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.

Obs.: em caso de o artigo estar em português, é necessário adicionar o título em inglês, abstract e keywords (ver no modelo).

Introdução: a introdução deve esclarecer o problema abordado ou a(s) hipótese(s) do trabalho, no máximo em duas páginas, com citações bibliográficas específicas e atualizadas, sendo o último parágrafo com a indicação do objetivo de forma clara. As citações e notas devem ser conforme a ABNT NBR 10520/2023.

 Material e Métodos

 O conteúdo deve ser organizado em ordem cronológica. Deve apresentar a área de estudo, a data e o delineamento experimental, além de informações necessárias para a percepção dos resultados e para a repetição do trabalho por qualquer outro pesquisador. Evitar detalhamentos de técnicas de uso corrente. O uso de subtítulos, quando utilizado para uma melhor organização das informações, é estimulado e, deverá ser grafado em negrito e itálico, com letras minúsculas, com exceção da letra inicial, na margem esquerda da página.

Resultados e Discussão

Deve apresentar resultados coerentes dos dados da pesquisa. Todos os dados apresentados em Tabelas e/ou Figuras devem ser discutidos, não sendo repetidos no corpo do texto, apenas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. As ilustrações devem ser precedidas de sua palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, deve-se indicar obrigatoriamente a fonte consultada, mesmo sendo de própria autoria, conforme a ABNT NBR 10520. As tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conclusão

A conclusão deve sintetizar de forma clara e coesa os principais achados do trabalho, alinhando-se aos objetivos propostos e aos dados analisados. É importante destacar a relevância dos resultados e suas implicações, além de sugerir possíveis direções para futuras pesquisas.

Referências

Devem ser conforme a ABNT NBR 6023. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço 1,15. Devem ser de fontes atuais e de periódicos. É sugerido que, pelo menos 50% (cinquenta por cento) das referências, devem ser dos últimos 5 (cinco) anos e devem contemplar artigos de periódicos.

Modelos de referências (NBR 6023/2018): a Revista Científica do Tocantins reserva-se o direito de não abranger todas as possibilidades de referências estabelecidas pela NBR 6023/2018. Os modelos apresentados a seguir têm o objetivo de auxiliar os autores; no entanto, se algum caso específico não estiver contemplado, recomenda-se a consulta à norma completa.

Até três autores

VAZZOLER, A. E. A. M. Biologia da reprodução de peixes teleósteos: teoria e prática. Maringá: EDUEM, 1996.

Mais de três autores

ROSTAGNO, H.S. et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 2.ed. Viçosa: UFV, Departamento de Zootecnia, 2005.

Trabalho acadêmico (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, entre outros)

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Documentos em meio eletrônico (on-line)

MICHEREFF FILHO, M. et al. Guia de identificação para pragas do tomateiro. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2019. Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1124115/guia-de-identificacao-para-pragas-do-tomateiro Acesso em: 22 out. 2021.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica

GARUTTI, V.; BRITSKI, H.A. Descrição de uma espécie nova de Astyanax (Teleostei: Characidae) da bacia do alto Rio Paraná e considerações sobre as demais espécies do gênero na bacia. Comun. Mus. Ciênc. Tecnol. Porto Alegre: PUCRS. Série Zoologia. 13, 65–88. 2000.

Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico

MACHADO, C. Medicina digital democratiza saúde preventiva nas empresas. Medicina S/A, out. 2021. Disponível em: https://medicinasa.com.br/medicina-digital-empresas/ Acesso em: 22 out. 2021.

Evento no todo em meio eletrônico

CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 31., 2018, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: Riocentro, 2018. Disponível em: http://www.inscrevaseja.com.br/cbcpd2018/anais/?secao=trabalho. Acesso em: 22 out. 2021.

Legislação em meio eletrônico

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Agradecimentos

É opcional. O texto deve ser sucinto e indicar agradecimentos as instituições, parceiros, instituições de fomento, dentre outros. O poderá ser revisado e aprovado pelo periódico.

Artigos

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, adotando o Templete oficial da revista.

A autoria principal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.
  1. Idiomas: os autores podem encaminhar artigos redigidos em Português, Inglês e
  2. Tipo de arquivo: são admitido somente arquivos com extensões .DOC e DOCX, observadas as normas de publicação da Revista Científica do Tocantins. Será enviado na plataforma da revista 2 arquivos sendo um indentificado e outro sem indentificação. Somente serão aceitos trabalhos dentro dotemplate oficial da Revista.
  3. Requisitos para o(s) autor(es): a Revista Científica do Tocantins, para esta edição especial, só admite artigos de autores graduandos do ITPAC Porto (qualquer curso superior), acompanhado de seu respectivo orientador e coorientador. Após o envio, do artigo, NÃO poderá ser modificado nem será possível haver inclusão/exclusão de autor(es).
  4. Fomento: O autor deve informar à Revista Científica do Tocantins qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho É opcional informar nos agradecimentos do artigo científico o financiamento da pesquisa.

Estudo de Caso

As pesquisas que necessitam de aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) devem trazer o número de protocolo de aprovação (CAAE) e o Comitê a que foi submetido. O parecer do CEP deve ser enviado na forma de documento suplementar no momento da submissão. O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços relacionados a esta publicação, não sendo compartilhados ou disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.