A Inclusão Do Aluno Autista Na Escola Pública Brasileira

Autores

  • RONYERRE SOUZA PEREIRA ITPAC-PORTO
  • Millena Pereira Da Silva
  • Rythellem Lourany Coimbra
  • Shara Leticia Costa Sena

Palavras-chave:

Palavras-chave: Diversidade. Educação Inclusiva. Transtorno Espectro Autista.

Resumo

A educação inclusiva deve possuir como foco o atendimento a todo e qualquer aluno, garantindo a qualidade do ensino, levando em consideração as diferenças e valorizando a diversidade. O objetivo deste estudo é descrever as principais dificuldades encontradas pelas famílias para incluir a criança portadora de Transtorno Espectro Autista no ensino regular público, refletindo em como e quando o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista impacta na inclusão educacional da criança. Foi desenvolvido um estudo descritivo de revisão de literatura. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico; portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Eletronic Libralyonline). Foram encontrados um total de 16.300 publicações, sendo que após a aplicação dos critérios de exclusão, foram excluídos 16.288, permanecendo neste estudo um total de 12 publicações. Ao final do estudo, foi possível verificar que desde o diagnóstico de autismo, os pais enfrentam diversos problemas, como medo do futuro, alterações na rotina, dificuldade em se adaptar às limitações da criança, dentre outros. Quanto a inclusão dessa criança no ensino regular público, as famílias podem se deparar com dificuldades, como: comportamento diferente da criança na rotina escolar, confusão na cabeça da criança devido as alterações da regência, dificuldade de adaptações, docentes sem preparo para trabalhar com a criança autista, falta de ensino adequado ao autista, carência e até mesmo falta de material adaptativo, falta de espaço adaptado para receber a criança autista, dentre outros.

 

Downloads

Publicado

03-07-2024

Como Citar

SOUZA PEREIRA, R., Pereira Da Silva, M., Lourany Coimbra , R., & Costa Sena , S. L. (2024). A Inclusão Do Aluno Autista Na Escola Pública Brasileira. Revista Científica Do Tocantins, 4(1). Recuperado de https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista/article/view/190

Edição

Seção

Artigos