A Inclusão Do Aluno Autista Na Escola Pública Brasileira
Palavras-chave:
Palavras-chave: Diversidade. Educação Inclusiva. Transtorno Espectro Autista.Resumo
A educação inclusiva deve possuir como foco o atendimento a todo e qualquer aluno, garantindo a qualidade do ensino, levando em consideração as diferenças e valorizando a diversidade. O objetivo deste estudo é descrever as principais dificuldades encontradas pelas famílias para incluir a criança portadora de Transtorno Espectro Autista no ensino regular público, refletindo em como e quando o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista impacta na inclusão educacional da criança. Foi desenvolvido um estudo descritivo de revisão de literatura. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico; portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Eletronic Libralyonline). Foram encontrados um total de 16.300 publicações, sendo que após a aplicação dos critérios de exclusão, foram excluídos 16.288, permanecendo neste estudo um total de 12 publicações. Ao final do estudo, foi possível verificar que desde o diagnóstico de autismo, os pais enfrentam diversos problemas, como medo do futuro, alterações na rotina, dificuldade em se adaptar às limitações da criança, dentre outros. Quanto a inclusão dessa criança no ensino regular público, as famílias podem se deparar com dificuldades, como: comportamento diferente da criança na rotina escolar, confusão na cabeça da criança devido as alterações da regência, dificuldade de adaptações, docentes sem preparo para trabalhar com a criança autista, falta de ensino adequado ao autista, carência e até mesmo falta de material adaptativo, falta de espaço adaptado para receber a criança autista, dentre outros.