O ENTENDIMENTO DO ESTUDANTE DO PRIMEIRO PERÍODO DE MEDICINA ACERCA DO SUS
Palavras-chave:
Educação médica, Sistema único de saúde, Princípios e diretrizesResumo
Introdução: A consolidação da saúde como política se dá logo após a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do “Estado de Bem-Estar Social” e dos sistemas de saúde na Europa e nos Estados Unidos. Através dessas mudanças, se altera o contexto de saúde vigente no Brasil com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e com isso surgem modificações no modelo de ensino-aprendizagem da medicina visando tornar o processo de educação médica mais humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde baseados nos seus princípios e diretrizes. Material e Método: Esse trabalho identificou, através de uma pesquisa do tipo quantitativa com delineamento transversal, o entendimento do estudante do primeiro período acerca do SUS, sendo que sua coleta foi realizada pelos pesquisadores no mês de outubro de 2021, nas dependências da FAPAC/ITPACPORTO através de um questionário com duração de cerca de 20 minutos criado pelos pesquisadores. Resultados e Discussão: Fora discutido que, dentre as potencialidades, foi elencado como sendo a mais assinalada a de dar acesso a todos os brasileiros. Opondo-se, uma parcela julgou o sistema sendo responsável desde a qualidade da água que bebemos, o transporte de produtos, assim como na distribuição de medicamentos para tratamento de HIV, tuberculose e hanseníase. Conclusão: Identificou-se que os acadêmicos possuem pouco conhecimento sobre as áreas do SUS, sendo que uma das causas é a pouca vivência prática sobre o assunto, porém sua maioria tem interesse de trabalhar no sistema após a graduação.