Educação em suporte básico de vida para indivíduos em idade escolar: uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Idade escolar, Parada cardiorrespiratória, Suporte Básico de VidaResumo
Introdução: O Suporte Básico de Vida se torna necessário em situações de vulnerabilidade de vida, como a parada cardiorrespiratória, uma vez que, tanto a busca por ajuda dos serviços de saúde quanto a técnica de compressão cardíaca efetiva, são fatores decisivos para sobrevivência do paciente. Objetivos: Realizar revisão integrativa de literatura sobre a importância da educação em saúde em Suporte Básico de Vida frente à parada cardiorrespiratória para indivíduos em idade escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo sobre o conhecimento e importância do suporte básico de vida na idade escolar, com base em artigos científicos, para isso, buscou-se nos bancos de dados US National Library of Medicine NationalInstitutesof Health, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Eletronic Library Online, reunindo os artigos que fossem de relevância e contribuíssem para o tema em questão. Foram encontrados 257 artigos, dos quais 19 foram selecionados. Resultados: discorrer este tema nas escolas, como práticas de instrução em saúde, torna-se pertinente, visto que, a capacitação adequada a respeito do suporte básico de vida, será capaz de desenvolver nos estudantes treinamento teórico e prático a respeito de uma parada cardiorrespiratória, transformando-os em potenciais meios para salvar uma vida. Para alcançar tal público o espaço escolar é privilegiado e deve ser utilizado para promover educação em saúde. Evidencia-se cientificamente que, quando a formação em suporte básico de vida é aplicada ao cidadão de forma precoce, há vantagens como diminuição da morbimortalidade por parada cardiorrespiratória em ambiente pré-hospitalar.