Espectro autista na infância: dificuldades no processo deeducação e interação social
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Isolamento social, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O Transtorno do Espectro Autista trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizando-se de forma mais evidente a partir do segundo ano de vida. É uma revisão sistemática de literatura com caráter qualitativa e descritiva, com a finalidade de entender as dificuldades enfrentadas, no contexto educacional e de interação social, dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa fundamentou-se na busca de artigos científicos publicados em revistas e jornais da base de dados Scientific Electronic Library Online. Diante disso, a educação inclusiva é uma agregação de princípios e valores que visam uma educação integral eficiente e satisfatória para os estudantes, dirigindo-se a cada aluno analisando suas capacidades e necessidades para que a educação seja disponibilizada a todos de forma equitativa, impondo respeito as diferenças de cada indivíduo. A criança que não frequenta o ambiente escolar, apresenta dificuldades para o desenvolvimento, pois na escola existe a possibilidade de interações, amizades, brincadeiras e ação conjunta com os familiares. As dificuldades em aprendizado e interação social existem em diferentes níveis de gravidade e impacto na qualidade de vida e desenvolvimento humano desses pacientes. Cabe apontar a necessidade de estudos contínuos acerca do tema e investimentos em educação, haja vista o peso positivo do diagnóstico precoce e acompanhamento multidisciplinar dessas pessoas, ademais, o conhecimento do tema por parte da sociedade em geral e professores, traz facilidades para o dia dos portadores do TEA e ajuda no desenvolvimento social destas pessoas.