Perfil epidemiológico de óbitos por afecções no aparelho respiratório no estado do Tocantins para os anos de 2017 a 2019.

Autores

  • Leonardo Augusto Torriceli FAPAC/ITPAC PORTO
  • Matheus Oliveira de Silveira FAPAC/ITPAC PORTO
  • Vitória Oliveira Bilharinho FAPAC/ITPAC PORTO
  • Arthur Alves Borges de Carvalho FAPAC/ITPAC PORTO

Palavras-chave:

Aparelho respiratório, Óbitos, Perfil epidemiológico

Resumo

Introdução: Entre as dez maiores causas de mortes no mundo, três são por afecções do aparelho respiratório como, a DPOC, as infecções das vias aéreas inferiores e a tuberculose. No Estado do Tocantins, há grandes índices de óbitos por problemas respiratórios, com isso, faz-se necessário uma maior ênfase no estudo para a compreensão do perfil dos óbitos no aparelho respiratório. Objetivos: Identificar e analisar as principais causas de óbitos por doenças respiratórias no Estado do Tocantins. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo quali-quantitativa, no Sistema de Informação de Mortalidade do DATASUS correlacionando causas de óbitos por doença respiratórias com variáveis epidemiológicas para os anos de 2017, 2018 e 2019. Resultados e Discussão: Teve com resultado estabelecer o perfil epidemiológico de óbitos por problemas no aparelho respiratório no Estado do Tocantins para os anos de 2017/2019. De acordo com o exposto, a idade, gênero e escolaridade se mostraram relevantes para o estudo, sendo as principais causas o VSR, DPOC, ASMA. Conclusão: Partindo desse conhecimento é de suma importância a educação em saúde com a ciência dos fatores de risco para estas doenças como a interferência do clima em sua incidência, hábitos de vida como tabagismo, visando a atuação dos profissionais de saúde de maneira a melhorar o desfecho dessas doenças.

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

Torriceli, L. A., Oliveira de Silveira, M., Oliveira Bilharinho, V., & Alves Borges de Carvalho, A. (2022). Perfil epidemiológico de óbitos por afecções no aparelho respiratório no estado do Tocantins para os anos de 2017 a 2019. Revista Científica Do Tocantins, 2(1), 1–12. Recuperado de https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista/article/view/75

Edição

Seção

Artigos