Segurança dos acadêmicos de medicina e profissionais da saúde em conduzir uma reanimação cardiopulmonar

Autores

  • Ester de Sousa Campos FAPAC/ITPAC PORTO
  • Paula Renata Tiecher Torres FAPAC/ITPAC PORTO
  • Fred Borges Milhomem FAPAC/ITPAC PORTO
  • Andrey Lisboa Martins FAPAC/ITPAC PORTO

Palavras-chave:

Capacitação, Equipe, Mortalidade, RCP, Treinamento

Resumo

A parada cardiorespiratória (PCR) pode ser entendida pela cessação de atividades do coração associado à ausência de circulação, de respiração e de responsividade. Outrossim, a PCR é uma emergência que ameaça a vida, ou seja, é o evento resultante de uma série de condições clínicas que pode levar a lesões cerebrais irreversíveis. Em vista dos pontos apresentados, percebe-se a extrema importância de analisar o nível de conhecimento dos acadêmicos de medicina e médicos recém-formados sobre a identificação de uma parada cardiorrespiratória e a realização correta da técnica de reanimação cardiopulmonar. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, com objetivo de selecionar estudos que avaliaram o conhecimento e formação dos profissionais e estudantes da área da saúde no manejo da parada cardiorrespiratória de acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Cardiologia (AHA). Obteve-se como resultados que há uma diminuição da mortalidade e sequelas pós PCR quando a equipe é capacitada periodicamente. Ademais, faz-se necessário destacar a importância do treinamento para suporte Básico e avançado aos estudantes e profissionais da área da saúde, uma vez que os estudos comprovam em diversas perspectivas que a conduta dos médicos e enfermeiros capacitados de acordo com as diretrizes da AHA são mais eficazes e resolutivas, elevando a sobrevida e, consequentemente, diminuindo a morbidade dos pacientes assegurados por esses profissionais. Além disso, a implementação de uma equipe de resposta rápida com organização própria para esse tipo de ocorrência possibilita a melhoria dos resultados.

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Publicado

05-07-2022

Como Citar

de Sousa Campos, E., Tiecher Torres, P. R., Borges Milhomem, F., & Lisboa Martins, A. (2022). Segurança dos acadêmicos de medicina e profissionais da saúde em conduzir uma reanimação cardiopulmonar. Revista Científica Do Tocantins, 2(1), 1–15. Recuperado de https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista/article/view/87

Edição

Seção

Artigos