ANÁLISE BIOÉTICA DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS FARMACOLÓGICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Bioética, Propaganda, Medicamentos farmacológicosResumo
Levando em consideração a inserção da indústria farmacêutica dentro do mercado capitalista, nota-se a crescente necessidade de se investir em publicidade e propaganda, com a finalidade de atrair consumidores, tornar marcas e produtos conhecidos, ampliar as vendas e os lucros das empresas e se tornar uma empresa competitiva no ramo. O presente projeto tem como objetivo analisar a propaganda de medicamentos farmacológicos de acordo com os preceitos bioéticos regulamentados pela ANVISA. Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, para a qual foram analisados artigos publicados no período de 2019 a 2021, selecionados levando-se em consideração a relevância e atualidade de suas informações. Tomando-se como base o tema “análise bioética da propaganda de medicamentos farmacológicos”, buscou-se como prioridade do estudo a literatura publicada em língua portuguesa, devido à relevância de seu conteúdo. Um dos assuntos predominantes em todos os resultados foi a questão da automedicação. Por outro lado, o descumprimento às Leis por parte das propagandas de medicamentos foi outro achado relevante, mostrando que isso pode acarretar sério risco à população, que passa a ser sujeito da desinformação e cada vez mais leiga a respeito dos produtos que estão consumindo. A existência de uma regulamentação não tem impedido a proliferação da publicidade de medicamentos de forma indiscriminada. Com isso, este estudo apontou que, por não haver uma fiscalização mais rígida, os profissionais de saúde acabam cometendo erros na hora de prescrever medicamentos, as contra-indicações dos produtos são omitidas, além de haver uma motivação à automedicação.