HABILIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO OITAVO PERÍODO EM AVALIAR A DOR DURANTE A ANAMNESE

Autores

  • Clara Danaga Bueno FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL
  • Marlla Benvinda de Nazaré Guilherme Pereira Rodrigues FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL
  • Marlla Benvinda de Nazaré Guilherme Pereira Rodrigues FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL
  • Thaynan Larissa Medeiros do Nascimento FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL
  • Raimundo Célio Pedreira FAPAC - ITPAC PORTO NACIONAL

Palavras-chave:

Anamnese, Dor, Educação, Ferramentas de avaliação

Resumo

A dor constitui um sintoma subjetivo caracterizado por uma sensação penosa capaz de afetar todos os seres humanos. Estima-se que 20% da população mundial sofra de dor crônica. Por se apresentar de forma variada em cada indivíduo, é imprescindível uma avaliação particularizada pelos profissionais. Objetivo: O presente artigo pretendeu avaliar de forma sistemática o conhecimento dos estudantes de medicina do 8° período do ITPAC Porto Nacional sobre a dor e seu manejo. Material e métodos: O estudo é de caráter quali-quantitativo, exploratóriodescritivo. Foi utilizada a ferramenta digital Google Forms para aplicação, online, de um questionário composto de 26 perguntas, aprovado e validado pelo Comitê de Ética. Resultados: A pesquisa teve a participação de 38 alunos no total. 78,9% referiram ter sido abordado o tema dor em algum momento do curso. Do total de participantes, 19 (50%) responderam que consideravam a dor como um sinal vital e 86,8% dos alunos
relataram já ter feito uso de alguma escala de avaliação da dor. Observou-se que
grande parte dos acadêmicos que participaram do estudo apresentavam conhecimento sobre o tema dor, bem como as ferramentas de avaliação e aplicação das mesmas. Contudo, não é um número expoente de alunos que se sentem seguros durante sua avaliação da dor, fato que pode demonstrar uma falha de capacitação ou uma falha dos próprios alunos. Conclusão: Os acadêmicos avaliados estão sensibilizados quanto à importância dos instrumentos para a avaliação da intensidade da dor, o que possibilita um atendimento mais integral e individualizado para os pacientes.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Danaga Bueno, C., Benvinda de Nazaré Guilherme Pereira Rodrigues, M., Benvinda de Nazaré Guilherme Pereira Rodrigues, M., Medeiros do Nascimento, T. L., & Célio Pedreira, R. (2021). HABILIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO OITAVO PERÍODO EM AVALIAR A DOR DURANTE A ANAMNESE. Revista Científica Do Tocantins, 1(1), 1–12. Recuperado de https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista/article/view/22

Edição

Seção

Artigos