HABILIDADE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO OITAVO PERÍODO EM AVALIAR A DOR DURANTE A ANAMNESE
Keywords:
Anamnese, Dor, Educação, Ferramentas de avaliaçãoAbstract
A dor constitui um sintoma subjetivo caracterizado por uma sensação penosa capaz de afetar todos os seres humanos. Estima-se que 20% da população mundial sofra de dor crônica. Por se apresentar de forma variada em cada indivíduo, é imprescindível uma avaliação particularizada pelos profissionais. Objetivo: O presente artigo pretendeu avaliar de forma sistemática o conhecimento dos estudantes de medicina do 8° período do ITPAC Porto Nacional sobre a dor e seu manejo. Material e métodos: O estudo é de caráter quali-quantitativo, exploratóriodescritivo. Foi utilizada a ferramenta digital Google Forms para aplicação, online, de um questionário composto de 26 perguntas, aprovado e validado pelo Comitê de Ética. Resultados: A pesquisa teve a participação de 38 alunos no total. 78,9% referiram ter sido abordado o tema dor em algum momento do curso. Do total de participantes, 19 (50%) responderam que consideravam a dor como um sinal vital e 86,8% dos alunos
relataram já ter feito uso de alguma escala de avaliação da dor. Observou-se que
grande parte dos acadêmicos que participaram do estudo apresentavam conhecimento sobre o tema dor, bem como as ferramentas de avaliação e aplicação das mesmas. Contudo, não é um número expoente de alunos que se sentem seguros durante sua avaliação da dor, fato que pode demonstrar uma falha de capacitação ou uma falha dos próprios alunos. Conclusão: Os acadêmicos avaliados estão sensibilizados quanto à importância dos instrumentos para a avaliação da intensidade da dor, o que possibilita um atendimento mais integral e individualizado para os pacientes.