Análise do impacto de exposição às telas durante o período pandêmico da COVID-19: Implicações na saúde
Palavras-chave:
COVID-19, EAD, Saúde Mental, TelasResumo
Com a pandemia do SARS- Cov-2 ocorreram muitas mudanças como distanciamento e isolamento social, dando uma maior evidência ao uso dos aparelhos eletrônicos pelo método REAR expondo mais as pessoas ao uso de telas diariamente. O presente estudo buscou analisar o impacto à exposição às telas e suas implicações na saúde, durante a pandemia da covid-19, por meio de questionário com uma amostra de 105 acadêmicos submetidos a plataforma Google Forms. Dos 105 acadêmicos que completaram o questionário, há predomínio de indivíduos jovens, sendo 58,1% de 15 a 25 anos de idade, a amostra também evidencia uma população predominantemente do sexo feminino, 66,7%. O tempo diário do uso de telas, mostrou-se elevado, sendo que 75,2% referem estar expostos às telas por mais de 4 horas diárias durante o período citado neste estudo, em concordância com o dado de 99% dos acadêmicos afirmando que o uso de aparelhos eletrônicos aumentou durante a pandemia. Além disso, 97,1% dos acadêmicos manifestaram que desenvolveram alguma limitação física e psíquica durante o período de maior exposição e 50,5% apresentaram dificuldade de adaptação ao método EAD. Sobre a apresentação de sintomas psíquicos durante a maior exposição às telas, os mais frequentes foram alteração de sono, 50,5%, e ansiedade, 38,7%. Conclui-se que foi evidente o aumento da exposição às telas no período pandêmico e que, apesar da importância do método EAD na prevenção de atrasos e prejuízos educacionais, acadêmicos mostraram dificuldades na adaptação à metodologia e apresentaram problemas físicos e psíquicos ligados a essa maior exposição.