RECONHECIMENTO DOS SINAIS E SINTOMAS DO AUTISMO PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palabras clave:
Autismo, Estudantes, Estudantes de MedicinaResumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental complexa, caracterizada por dificuldade de comunicação, de interação social e de relacionamentos. Somado a isso, é necessário o padrão repetitivo e insistente de atividades para que seja feito o diagnóstico. O presente trabalho tem como objetivo identificar o nível de reconhecimento do autismo por parte dos acadêmicos de medicina, tomando-se como base uma revisão integrativa de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram selecionados artigos com o tema ‘autismo’, datados de 2019 a 2021, publicados em língua portuguesa e língua inglesa, levando-se em consideração a relevância de seu conteúdo. Esta revisão de literatura apresenta resultados preocupantes a respeito do TEA porque por não ser visto, na maioria das vezes, como uma questão de saúde pública, o TEA acaba sendo definido de forma equivocada, principalmente pelos acadêmicos de medicina, os quais demonstraram não ter conhecimento básico sobre o assunto. O TEA precisa ser encarado como um sério problema de saúde, e não apenas como uma condição comportamental. Além disso, existem falhas nas grades curriculares dos cursos de medicina – o que contribui para que os acadêmicos tenham dificuldade de identificar os sinais e sintomas do autismo.