Informação para Autores
Condições de Submissão
Será cobrado uma taxa de R$ 120,00 por publicação, que deverá ser pago após a aceite do artigo. O pagamento da taxa de submissão do trabalho poderá ser realizado de duas formas:
1. BOLETO BANCÁRIO: enviar e-mail para a centraldoaluno@itpacporto.edu.br solicitando a taxa de pagamento para publicação em revista.
Observações: Para solicitação de pagamento via e-mail o vencimento da data de pagamento do boleto será para o mesmo dia da solicitação.
Após a realização do pagamento, o autor deverá encaminhar o comprovante por e-mail para revistacientifica@itpacporto.edu.br.
2. CARTÃO DEBITO: o autor deverá comparecer à central de atendimento do ITPAC PORTO.
Obs: Após a realização do pagamento, o autor deverá encaminhar o comprovante por email para revistacientifica@itpacporto.edu.br.
Submissões
Submissão on-line
A submissão dos trabalhos dar-se-á pela plataforma https://itpacporto.emnuvens.com.br/revista
até às 23:59 de 15 de novembro de 2023 (não haverá prorrogação do prazo).
Diretrizes para autores
1. Podem ser redigidos em língua portuguesa ou inglesa.
2. Título - a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, com exceção de nomes próprios, figurados na página de abertura separados por dois pontos, centralizados na página. O título e o subtítulo (se houver) devem ser na fonte 14, estar em negrito, e conter, no máximo, 15 (quinze) palavras.
3. Resumo na língua do texto - elemento obrigatório, seguido, logo abaixo, das Palavras-chave e conter o objetivo, material e métodos, resultados e conclusão. Os artigos em língua inglesa ou espanhola devem ser acompanhados do Resumo e Palavras-chave em português (de 3 a 5 termos- *não repetir palavras do título). O resumo deve ter de 100 a 250 palavras (ABNT- NBR 6028).
4. Resumo em língua estrangeira – elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo na língua do texto (Summary em inglês, seguido das palavras-chave (Keywords em inglês).
5. A apresentação deve obedecer às seguintes orientações:
- Editor de texto compatível com Windows;
- Tamanho do papel: A4 210 x 290 mm;
- Alinhamento: Justificado para o texto e à Esquerda para as Referências;
- Espaço entre linhas: 1,0 cm (para o texto); 1,0 cm (para o resumo);
- Na redação do texto (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão e conclusão): 12;
- Recuo primeira linha: 1,0 cm;
- Tipo de fonte: Arial;
- Margem: Superior e Esquerda – 3 cm; Inferior e Direita- 2cm;
- Tamanho do Arquivo: Até 2 Mb;
- Tamanho da letra: 12;
- No resumo tamanho da letra:10;
- Nas palavras-chave: 10;
- Na titulação (nota de rodapé): 10;
- Na titulação (nota de rodapé): 10;
- Nas citações longas: 10;
-Legendas: 10;
-Fonte das ilustrações e tabelas: 10;
-Paginação na margem superior direita.
- No título do artigo (a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, com exceção de nomes próprios, centralizados na página): tamanho da letra 14 estar em negrito, e conter, no máximo, 15 (quinze) palavras;
- Só serão aceitos, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.
- Deve ter no mínimo 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as ilustrações (Tabelas e Figuras), que são limitadas a 5 (cinco).
6. Os textos devem ser enviados por meio do formulário de submissão. Deve constar a área do conhecimento a que pertence o artigo, conforme classificação da Capes;
7. Os artigos assinados, assim como a exatidão das Referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores;
8. Após as correções sugeridas pelos relatores (avaliadores "ad hoc"), o autor deve retornar à editoria da revista uma cópia definitiva da versão corrigida. Incluir aqui identificação dos Autores (SOBRENOME, Nome), a forma como o nome deve ser citado e resumo das respectivas biografias (identificação) em Nota de Rodapé.
9. As normas para Citação devem seguir a ABNT- NBR 10520 (utilizando a atualização de 2023), autor-data. As entradas, pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, no final da citação, em letras maiúsculas. As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As transcrições com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e sem aspas.
10. As Ilustrações e Tabelas devem ser numeradas e impressas juntamente com o original e gravadas no mesmo arquivo do texto original. Seguir as Normas de Apresentação Tabular, conforme IBGE para as tabelas e ABNT para as ilustrações. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (mesmo que seja do próprio autor – Fonte: Elaborado pelo Autor), legenda e notas (se houver).
11. Referências: a ordenação da lista deve ser alfabética, normalizada segundo a ABNT-NBR 6023:2018. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples, e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos deverão ser destacados com negrito. Referências em Notas de Rodapé não serão aceitas. As URs (links) das referências online devem estar ativas. Inserir os links DOI quando possível.
12. O itálico deve ser utilizado apenas para palavras em idioma diferentes do da língua do texto.
13. As pesquisas que necessitam de aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) devem trazer o número de protocolo de aprovação (CAAE) e o Comitê a que foi submetido o codigo deve ser inserido em 'Material e Métodos'. O Conselho Editorial se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.
14. A submissão de artigos é feita apenas eletronicamente.
IMPORTANTE:
- Os arquivos DOC não devem conter nomes e instituição de nenhum dos autores do artigo.
- A identificação de autoria é informação restrita aos Editores, devendo ser incluída somente no campo de cadastro de metadados, durante a submissão eletrônica. Todos os autores devem constar nesse processo, bem como seus dados; utilizar a opção Incluir Autor.
- Somente serão aceitos trabalhos dentro do template oficial da Revista.
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail.
*Para os artigos Aceitos:
Depois de Aceito o artigo, enviar, com a versão atualizada do autor os dados de identificação de autoria e o nome como deve ser citado (vide item 8).
Declaração de Direito Autoral
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.